21 junho 2010

Até sempre Camarada!

A minha vida é o mar o Abril a rua
O meu interior é uma atenção voltada para fora
O meu viver escuta
A frase que de coisa em coisa silabada
Grava no espaço e no tempo a sua escrita
Não trago Deus em mim mas no mundo o procuro
Sabendo que o real o mostrará
Não tenho explicações
Olho e confronto
E por método é nu meu pensamento
A terra o sol o vento o mar
São a minha biografia e são meu rosto

Por isso não me peçam cartão de identidade
Pois nenhum outro senão o mundo tenho
Não me peçam opiniões nem entrevistas
Não me perguntem datas nem moradas
De tudo quanto vejo me acrescento
E a hora da minha morte aflora lentamente
Cada dia preparada


“Palavras Eternas”, Sophia de Mello Breyner Andresen



Fizeste da palavra uma mensagem, uma arma virada para o futuro. Fomos por ti “Levantados do Chão”, contra a opressão latifundiária, contra as forças da ordem, da lei e da hierarquia da igreja; disseste na altura “um escritor é um homem como os outros: sonha”. Como o sonho comanda a vida, imaginamos Belimunda Sete-Luas perscrutando no escuro o que outros não conseguem ver e Baltasar Sete-Sóis para quem a luz é fonte de visão, à sombra de um convento de que fizeste um Memorial. Foste “Todos os Nomes” e um só, numa conjugação perfeita, lembrando-nos o Livro das Evidências, “Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens”. Afrontaste sem medos todos os poderes, foste crucificado pelos mesmo que crucificaram o outro, inverteste papéis, baralhaste os espíritos que das certezas se orgulham, conseguiste pôr um Caim a discutir com um deus tirano, arrogante, convencido e quiçá mal-formado, mostrando-nos a verdadeira face da hipocrisia de todos os poderosos. Pintaste um retrato único da cidade de Lisboa, numa das mais belas homenagens a Pessoa, no “Ano da Morte de Ricardo Reis”. Passeaste a tua classe pelo mundo inteiro, em 1998 com o Nobel da Literatura, prémio da alegria de escrever sobre o povo e sobre os direitos humanos.

E agora José? Por que nos deixas a pensar “No dia seguinte ninguém morreu "? O que retemos da tua sabedoria sobre a tal única inevitabilidade:” Então ela, a morte, levantou-se, abriu a bolsa que tinha deixado na sala e retirou a carta de cor violeta. Olhou em redor como se estivesse à procura de um lugar onde a pudesse deixar, sobre o piano, metida entre as cordas do violoncelo, ou então no próprio quarto, debaixo da almofada em que a cabeça do homem descansava. Não o fez. Saiu para a cozinha, acendeu um fósforo, um fósforo humilde, ela que poderia desfazer o papel com o olhar, reduzi-lo a uma impalpável poeira, ela que poderia pegar-lhe fogo só com o contacto dos dedos, e era um simples fósforo, o fósforo comum, o fósforo de todos os dias, que fazia arder a carta da morte, essa que só a morte podia destruir. Não ficaram cinzas. A morte voltou para a cama, abraçou-se ao homem e, sem compreender o que lhe estava a suceder, ela que nunca dormia, sentiu que o sono lhe fazia descair suavemente as pálpebras…". Morremos um pouco contigo, uma mágoa imensa nos atravessa o corpo e a alma, de cansados que estamos de tanta injustiça, de tanta miséria. Mas, por outro lado, temos sempre a tua mensagem: “as pessoas não escolhem os sonhos que têm, São, pois, os sonhos que escolhem as pessoas, Nunca o ouvi dizer a ninguém, mas assim deve ser…” (1).
Como a tristeza nos invade, só um caminho nos resta; ensinaste um dia “As palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa(2). Queremos decididamente a outra margem, de uma certa maneira, que sempre andamos á margem…


É uma estupidez deixar perder o presente só pelo medo de não vir a ganhar o futuro.”(3)
-----------
(1) In: “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, p. 143, José Saramago, Lisboa 1991
(2) In: “A Caverna”p. 77, José Saramago, Lisboa 2000
(3) In: “A Caverna”p. 251, José Saramago, Lisboa 2000


10 junho 2010

Como eu estive no 10 de Junho ...



Já chegou o dez de Junho, o dia da minha raça
tocam cornetas na rua, brilham medalhas na praça
Rolam já as merendas, na toalha da parada
Para depois das comendas, e Ordens de Torre e Espada
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha
Encosta o teu peito ao meu
sente a comoção e chora
Ergue um olhar para o céu
que a gente não se vai embora
Quem és tu donde vens, conta-nos lá os teus feitos
que eu nunca vi pátria assim, pequena e com tantos peitos


“A valsinha das Medalhas”, Rui Veloso e Carlos Tê, 1986


Assisti extasiado à tua condecoração neste Dia de Portugal e das Comunidades. Estavas linda, no teu traje branco, contrastando com o cinzento dos fatos cinzentos e gravatas multicores dos homens que dominam estas cerimónias cerimoniais. Fiquei muito contente por saber que o Governo ou seja lá que foi, fez um corte de 30 por cento nos preliminares, quero dizer, nos preparativos. Vi com estes olhos que a terra não vai comer (quero ser incinerado, lembras-te?) Na linda cidade de Faro, uns 3 mil militares, lindos nas suas farpelas, quero dizer, fardas das Forças Armadas Portuguesas. Siderado que estava com a Parada de Honra, com cerca de 1500 militares, entre eles do Colégio Militar, dos Pupilos do Exército, do Instituto de Odivelas, Cadetes da Escola Naval, da Academia da Força Aérea, da Escola de Sargentos, do Batalhão de Fuzileiros, do Corpo de Artilharia da Brigada Mecanizada Independente e ainda da Brigada de Intervenção Rápida, nem reparei na vetusta figura do Presidente Américo Tomás, perdão, Cavaco Silva que te iria colocar a medalha ao peito. Fiquei literalmente verde, com o relvado preparado em frente ao Teatro das Figuras, especialmente para o efeito. Dancei ao vento com os acordes da Banda da Armada e maravilhado com tanta pompa, desviei-me do percurso, para te ler de longe com os binóculos que comprei, especialmente para a cerimónia.

De repente um pára-quedista aterra em cima de mim, vez de aterrar em frente à tribuna. Acordo sobressaltado. Que sonho bonito!

Com papas e bolos se enganam os tolos…
Parte III – as Vacas Sagradas




Ainda que os juízes mais sagazes,
e as próprias feiticeiras,
estivessem convencidas do carácter culpável
das práticas de feitiçaria,
contudo a culpabilidade das feiticeiras não existia.
Assim acontece com toda a culpabilidade


Friedrich Nietzsche



Na Índia, a população é maioritariamente Hindu. Esta religião venera a vaca como sendo um animal sagrado. Na Índia, as vacas passeiam tranquilamente pelas cidades e vilas sem que sejam minimamente molestadas pelos habitantes, incluindo quando as manadas invadem as praças, onde comem os legumes dos produtores, sem que estes mostrem qualquer hostilidade para com o gado bovino. Devido a estas situações, algumas vacas desenvolveram um gosto especial por frutas. Algumas pessoas, de todas as castas, incluindo as mais altas, deixaram para trás as suas profissões para se dedicarem exclusivamente ao bem-estar das vacas mais fragilizadas e/ou mais velhas, criando vacarias que são sustentadas por eles próprios e por outras pessoas que lhes vão dando donativos. Entre estas pessoas, podemos encontrar políticos, médicos e toda uma série de profissões que neste país são muito importantes.” (1)

No resto do Mundo e também na Índia (porque não?) existe um universo paralelo, onde a população é maioritariamente pobre e pratica uma espécie esquisita de religião que venera um esquisito espécime, que dá pelo nome de Banca. Isso mesmo, tal como na história (verdadeira), os donos da Banca passeiam tranquilamente pelas cidades e vilas sem que sejam minimamente molestados pelos habitantes, incluindo quando as manadas invadem as praças, onde comem os produtos dos produtores, sem que estes mostrem aparentemente qualquer hostilidade para com eles. E ainda, tal como na história (verdadeira), alguns governos, de quase todas as matizes, incluindo as mais altas, deixaram para trás as suas profissões para se dedicarem exclusivamente ao bem-estar das vacas mais fragilizadas e/ou mais velhas, leia-se os bancos falidos, criando sofisticadas agências próprias, que são sustentadas por eles próprios e por outras pessoas que lhes vão dando donativos.

Como se pode ver, nada mais que a realidade pura e dura dos dias que vamos vivendo, perante a complacência daquelas e daqueles que nos tentam “vender” a ideia da inevitabilidade da coisa. E é vê-los aqui e mais além, a inventarem medidas para “reduzir o défice”, para “salvar a nação”, para “unir esforços contra a crise” e outras balelas do género, enquanto sugam os recursos dos que menos têm, mas que, à força de tanto ouvirem, lerem e verem a propaganda dos regimes, acabam por acreditar que de facto, não há outra solução: alimentar as vacas sagradas, tornando-as cada vez mais gordas e anafadas. E para arredondar, encontramos na realidade real, políticos, médicos e toda uma série de profissões que neste universo surreal, são muito importantes...

No País em que tentamos sobreviver, a Banca lucra neste momento, 5 milhões de euro por dia! A taxação de IRC à Banca em Portugal é de 15,6%, enquanto as restantes empresas pagam efectivamente 25%. Estudos recentemente efectuados levam a concluir que se a Banca pagasse o mesmo que as empresas, as receitas seriam mais do dobro do que o país precisa para o reajustamento orçamental. Um singelo exemplo: “Trading faz subir resultados do BES para os 119 milhões de euro, o que corresponde a um aumento de 17,6% nos lucros(2).

No mesmo País, que dizem à beira mar plantado, esbanjam-se actualmente 7.856 milhões de euro com o offshore da Madeira. Segundo dados do Diário da República nº 28 - 1ª Série, de 10 de Fevereiro 2010 (Folha 372) (3), a despesa orçamentada para a Assembleia da Republica é, em 2010, de 191.405.356,61 (191 milhões, 405 mil, 356 euro e 61 cêntimos), incluindo rubricas diversas: vencimentos, transportes, deslocações e estadas de deputados, assistência técnica (??), outros trabalhos especializados (??),restaurante, refeitório e cafetaria, equipamento de informática, outros investimentos (??), edifícios, transfer's (??) e diversos (??), subvenções aos grupos parlamentares e a campanhas eleitorais. Os PEC 1 e 2, representam na sua essência a protecção das “vacas sagradas” e a subserviência do Governo de Portugal (e outros mais Governos) às mesmas “vacas” de sempre. Eles (Governos) são cúmplices conscientes da Grande Vaca Angela Merkl, mentora-mor da política económica, a nível do espaço europeu.

Num arrojado discurso no Parlamento Europeu, a propósito da situação na Grécia, Daniel Cohn-Bendit disse de forma clara, simples e transparente. "Vocês estão completamente loucos", ou "...como é possível um País com 11 milhões de habitantes ter um exercito de 100 mil soldados, enquanto a Alemanha tem 200 mil?", ou ainda "... estamos a ajudar a Grécia a comprar as nossas próprias armas".. É esta a solidariedade europeia, é este (pelos vistos) o Programa Social Europeu de que tanto se gabam os responsáveis pela União e uma subserviente Comissão Europeia, perante a prática política do directório franco-alemão.

Numa célebre tese, escrita entre Dezembro de 1851 e Março de 1852, conhecida como “O 18 Brumário de Luís Bonaparte”, Karl Marx escreveu: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os factos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. Palavras para quê?

Tragédia e farsa misturadas a rigor neste século XXI, na deriva neoliberal, com os resultados que se conhecem: aqueles que nada fizerem para crise das “vacas sagradas”, a pagar às ditas sempre mais e mais. Quem se lembra ainda da “coesão social”, dos compromissos assumidos pelas Nações Unidas no ano 2000, do “modelo social europeu” , do próprio “Tratado de Lisboa”?

Vacas sérias e honestas de todo Mundo, Uni-vos!

(Fim)

(1) In: http://bicharada.net/animais/topicos.php?bid=33
(2) In: “Diário Económico, 12 Maio 2010, pág. 28
(3) In: http://www.dre.pt

This page is powered by Blogger. Isn't yours?