11 julho 2004

>Injustiças relativas….

Sim, porque as injustiças são sempre relativas e é sempre muito difícil classificar estas coisas…

1. Injustiça nº1
Então que fomos quase campeões e ninguém se lembrou de promover o treinador a figura nacional; ou será que o foi e eu não dei conta? De qualquer forma, é de salientar que o Presidente (o da Federação, claro…) lhe renovou o contrato; quanto é que ele ganhava durante estes dois últimos anos? 50.000 contos, não era? Nada de especial, a quem consegui colocar uma bandeira em cada lar português, ele que nem sequer o é, apesar de falar a língua pátria… Somos um país rico, o melhor da EU, pelo menos o que deve ter mais estádios novos por m2, o que organizou o melhor campeonato do século (claro que neste século, este foi o único…) e que consegui a proeza admirável de esquecer durante mês e meio (mais ou menos, claro…) a famosa crise e apesar disso, sem que ninguém tivesse dado conta, veio a "retoma" (por falar nisso, onde é que ela está?), temos 1 presidente português da EU, temos 1 novo 1º ministro que planta palmeiras em qualquer sítio, faz buracos monstruosos também em qualquer praça do país, aparece muitas vezes nas revistas, e é fervoroso adepto do futebol, aliás com um notável currículo de comentador desportivo, presidente do Sporting (um clube fino), etc…. Não sei o porquê de tanta polémica acerca do sujeito, e se calhar foi por isso (aquilo) mesmo que o Presidente (não, não é o da Federação, é mesmo o da Republica, agora) lhe deu a "pasta do Poder", aliás com grande sentido de justiça, porque senão ia gastar-se imenso dinheiro em mais eleições e a gente tem mais que fazer, aliás está quase a começar a nova época, a Liga dos campeões e isso tudo… Claro que aquilo da Grécia, estragou um bocado a coisa, mas que diabo, fomos quase; menos ais, menos ais, queremos muito mais (futebol, claro..). Por falar nisso, já repararam que o nosso Presidente (o da República, claro…) também é do Sporting?

2. Injustiça nº 2
Não reconhecermos as vantagens da qualificação e da formação a que os nossos governantes têm sistematicamente prestado atenção. Claro que há estudos muito sérios que provam que a utilização dos fundos comunitários para a formação profissional por parte do governo cessante, com base em dados do Eurostat e que mostra que o nosso País é, após o alargamento da UE a 25 países, o ultimo em qualificações. É o Eugénio Rosa, do Instituto Bento de Jesus Caraça que o diz. E diz mais, citando o referido estudo, 79,4% da população activa portuguesa fica-se pela escolaridade básica ou menos, 11,3% por cento pelo ensino secundário, e apenas (imaginem…) 9,3% pelo ensino superior. A percentagem média de activos com formação superior nos 15 anteriores países da UE é de 21,8% e, nos 10 recentes países de 14,5%. Os 10 novos países superam aliás os 15 mais desenvolvidos em formação, ao nível do ensino secundário; reparem: 66,2% dos trabalhadores do Leste têm estudos de nível secundário, enquanto Portugal fica nos 11,3% e a média dos 15 fica nos 42%. Claro está que quem nos lembra estas coisas, como por exemplo o Santana Castilho no Publico de Sábado passado (e eu naturalmente), estão é manifestamente interessados em lançar a confusão e baralhar as pessoas. E esquecendo que fomos quase, quase, e que temos auto-estradas e betão (armado?) por todo o lado. Menos ais, menos ais, ….

3. Injustiça nº3
Esta é mesmo a sério. A perda de 2 grandes mulheres da cultura portuguesa, a Sofia e a Maria de Lurdes, é realmente uma grande injustiça. Vamos perdendo os melhores, neste caso, as melhores. E reparem, fez-se uma homenagem de Estado a um tipo que enriqueceu durante a outra senhora, fugiu para o Brasil após o 25 de Abril, voltou depois de o Estado lhe ter dado uma indemnização choruda que o próprio considerou abastada e à Maria de Lurdes que foi 1ª ministra, representante de Portugal na UNESCO e muitas outras coisas de uma vida dedicada ao País, nem nada, a não ser umas quantas declarações de circunstância, as do costume…

Isto tudo não deixa de ser curioso, numa altura em parece que está tudo ao contrário… Ficamos contentes com o fausto, com o aparente, com a ilusão e, com aqueles que cuidadosamente, dia a dia, vão trabalhando (não na sombra, às claras…) a euforia colectiva, a festa de circunstância, a notícia do tablóide, a contratação do dia, o "fofoquice" da semana, o comentário mais picante e mais uma data de coisas que eu não sei, nem estou interessado em saber.

Queremos mais, queremos mais, queremos muito mais!...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?