16 setembro 2004

Uma questão de Saúde Pública (e até de Segurança Nacional...)

O triste espectáculo proporcionado por Paulo Portas e por arrastamento (...) pelo Governo de Santana Lopes, no caso do "Women on Waves", vem mais uma vez demonstrar a falta de esrúpulos e a maior hipocrisia (política e não só...) desta direita que (des) governa o País. Uma "ameaça à segurança nacional", comparável à "pesca ilegal", ao "tráfico de droga" e à "imigração ilegal", assim desta forma foi classificado pelo diligente ministro PP, a possível entrada do Borndiep em águas territoriais portuguesas.

Se tudo isto não passasse de afirmações mais ou menos gratuitas de um dirigente partidário fundamentalista ainda se poderia admitir (?). Mas não: é um ministro da República, o nº 2 do Governo e na prática quem neste momento dita a agenda política do Governo, apadrinhado aliás por Jorge Sampaio. Já se sabia que a questão do aborto "divide" pretensamente os portugueses. Para mim, tudo não passa de uma mera figura de retórica, ou seja, ninguem de boa fé pode aceitar as sucessivas humilhações a que estão sujeitas as mulheres deste País, perseguidas pelas polícias e pelos tribunais por terem (sabe-se com que sacrifício) recorrido ao aborto. Não, esta não é uma questão política qualquer; é sim uma autêntica cruzada que alguma direita fundamentalista encetou contra o País. São estes, os mesmos que apoiam a destruição massiva de povos, desde há seculos, indivíduos mais que priveligiados que, desde a Inquisição tentam impor o chamado "reino das trevas", terroristas (sim, terroristas!) capazes das mais hediondas campanhas: veja-se o caso do padre e das fotografias e cartazes do verão passado, o exemplo daquela senhora loura que urra regularmente nas televisões, os Telmos, os Fernandes Thomaz e quejandos. Se eles pudessem acabavam de vez com toda e qualquer democracia, com toda e qualquer liberdade de expressão e que combateriam (ou melhor, mandariam combater...) de armas na mão, todos os infiéis... Produtos de mentes preconceituosas e deturpadas, descabelados da pior espécie, pululam aqui e ali, garantindo falar em nome do Estado e da Lei. Pobres de espírito que dizendo defender a vida humana, são capazes de ditar as piores leis contra a maioria dos cidadãos e pisarem todos os seus direitos, só para fazer valer as suas ignóbeis convicções.

E o espectáculo deplorável continua, qual telenovela rasca; pretendem agora interpor uma acção judicial contra a médica holandesa, só porque esta foi à televisão manifestar a sua posição sobre o assunto…

E entretanto, o País continua à deriva: cresce todos os dias o número infindável de desempregados (já ascende a meio milhão!), os bancos reclamam pagar ainda menos impostos, o ministério da Educação continua a não conseguir colocar os professores, os transportes ameaçam aumentar de 3 em 3 meses, etc…, etc…

É este o Governo que temos, um presidente da República que há muito se demitiu das suas responsabilidades e que dá ao País uma imagem de impotência crescente, sempre ultrapassado pelos acontecimentos ("olhem que eu ainda sou o chefe supremo das forças armadas…"). Uma realidade triste que lentamente faz esquecer as esperanças de Abril, o País entregue a esta corja de carreiristas, ainda por cima incompetentes e fundamentalistas, como há muito tempo não havia memória! Eles sim, uma verdadeira "ameaça à saúde mental" e também à "segurança nacional", em suma uma ameaça à inteligência colectiva.

E nós, os outros, simplesmente a vê-los passar???

This page is powered by Blogger. Isn't yours?