30 março 2005

A ALFINETADA

O Partido Socialista decidiu (e bem) concorrer em coligação com o PCP e o BE nas eleições às autárquicas, nomeadamente nas câmaras de Lisboa e Porto. A notícia é dada por Jorge Coelho na noite de hoje. Parte-se do princípio (correctíssimo) de que existe realmente uma sincera vontade de muitos eleitores em dar a uma coligação de esquerda a hipótese de liderar as 2 maiores câmaras do País. Tudo como se previa alias, após alguma discussão pública do tema. Mas Jorge Coelho tinha que dar a alfinetada do costume. Que, diz ele, o PS tem votos suficientes para ganhar as eleições nas 2 cidades, que tem o seu projecto, etc, etc…

Ora bem, mais uma vez Jorge Coelho perde uma óptima oportunidade para estar calado. Então se o PS tem os votos suficientes para ganhar, para que faz coligações? Se tem o seu projecto e acredita nele, porque não vai sozinho? O quer Coelho dizer com isto? Acho que não fica bem dizer as 2 coisas ao mesmo tempo; não será?

Sabemos que não é fácil fazer uma coligação de 3 partidos. É preciso fazer cedências, ter algum cuidado com as sensibilidades próprias de cada força politica, ajustar vontades, acertar ideias base. Mas é aí que reside a força da democracia. E no fundo corresponder á vontade de uma imensa maioria de portugueses que demonstraram nas últimas eleições a confiança a num verdadeiro projecto de esquerda para este País.

Ficava bem ao Jorge um certo recato, uma certa modéstia; mas não, preferiu a alfinetada; precisamente àqueles com quem se propõe coligar. Sinceramente, não havia necessidade


This page is powered by Blogger. Isn't yours?