08 abril 2005

MAIS PAPISTAS QUE O PAPA…

Com todo o respeito. Com todo o recato devido pela morte. Com toda a consideração da parte de quem não é católico. Mas realmente todo este espectáculo mediático montado à volta da igreja de Roma e da morte do Papa é demais. Não dá para entender porque motivo o circo publicitário montado anula tudo o que é noticia. Cá pelo burgo e também lá fora. Já se esqueceram que estão novamente a ser julgadas mulheres em Setúbal pelo crime de decidirem que não queriam ter um filho. Nem se fala do novo governo. Parece que caiu no esquecimento o pronunciamento de mais de 200 pessoas no caso "apito dourado". O Benfica leva 6 pontos de avanço, está quase (digo eu!) a ser campeão e ninguém liga nada. Ficamos no entanto a saber o que é o conclave, o que é um cardeal camerlengo (mesmo sem ler o Dan Brown…). Estamos atentos à corrida de apostas sobre o novo Papa (é verdade, eu ouvi…) e ainda que o nosso Presidente aposta num Papa português. Estamos na crista da onda, em cima do acontecimento. A TSF, a minha rádio de referência parece a Renascença: ele é entrevista, ele são programas especiais, ele são fóruns seguidos sobre o mesmo tema (eu já contei 3 em outros tantos dias), mais as opiniões de padres e cardeais, sem esquecer a publicidade barata sobre esse fenómeno horrendo e vergonhoso que é Fátima. Estado laico? Nem por isso. Se calhar aquele deputado do CDS é que tinha razão, quanto à religião oficial do estado (lembram-se?). Porque o que conta, por estes dias, não é o que está estabelecido, mas sim o que está na moda, o que é realmente notícia, o que vende na "abençoada" comunicação social.

Ficam de fora os milhões no mundo que morrem com sida; atenção que o uso do preservativo é pecado mortal! O orçamento do Vaticano era capaz de dar para cobrir a divida do 3º Mundo. Mas isso existe na realidade? Não será muito mais prático não falar das coisas que incomodam? Não vende, portanto não se fala. A hierarquia da igreja de Roma agradece. Mais papistas que o próprio Papa os apoiantes e instigadores deste circo dão de barato a imagem de pessoas preocupadas com a "paz", com a "igualdade", com os "desfavorecidos". Deus lhes perdoe!

Entretanto, a vida continua. Apetecia agora dizer que realmente há vida, para além da morte do Papa. Com todo o respeito.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?