09 fevereiro 2007

SIM, sem qualquer dúvida... 

S
IM, sem qualquer dúvida...

O referendo do próximo dia 11 tem um significado que considero particularmente importante no contexto actual, em que talvez por se tratar de um tema que atravessa a sociedade portuguesa de forma aliás dramática, assume uma dimensão especial. Trata-se de facto de uma questão de cidadania: a de mudar uma situação penosa para as mulheres que sofrem na pele as consequências de um poder dominantemente sexista; de facto, não sofrem só na pele, jáque a devassa da sua vida privada é talvez uma dor ainda mais forte. Por isso, o voto SIM para mudar esta situação é um acto de cidadania e de reforço da democracia.

É um momento muito especial ainda pelo facto de significar um corte com um passado que envergonha grande parte da sociedade; e só não digo toda a sociedade, porque realisticamente falando há uma parte que não se envergonha de nada! Tenho para mim que este dia pode ser um dos dias mais importantes depois do 25 de Abril: o corte com a intolerância, com a ditadura dos que pensam ter o poder para impor os seus dogmas ao resto dos cidadãos; acho que depois do dia 11, como se costuma dizer, nada ficará como dantes: o facto tão simples como votar para mudar uma lei injusta, irá de certo ter o reflexo devido na restituição de um direito negado às mulheres.

O Não já perdeu praticamente os seus argumentos principais quando apresentou nos últimos dias a tal solução mágica do crime sem castigo. Vendo bem, se não querem de facto a penalização, então que votem SIM. Tão simples quanto isto! Só que de facto, não é isso que querem e a circunstância de agora apresentarem a proposta (?) só significa quererem salvar a face... Todavia, é tarde demais!

Penso que uma grande maioria das pessoas, independentemente da sua ideologia, crença ou posicionamento político não vê com bons olhos a actual situação. Por isso deveriam votar SIM. Mas há as pressões, a desinformação permanente, a manipulação baixa, a baralhação constante e isso por vezes é determinante na altura do voto...

Por isso, vale a pena dizer: SIM, sem qualquer dúvida...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?