12 abril 2007

SOBRE O DOSSIER JOSÉ SOCRATES…

Depois de ouvir ontem na RTP o PM José Sócrates (JS) fiquei esclarecido. Devo dizer que nunca me preocupei em demasia com o facto de JS ser ou não ser engenheiro, ser ou não ser licenciado, ou bacharel, nem sequer se uma das suas certidões de nota tenha data de um Domingo. E até estou completamente à-vontade para o dizer. Primeiro, porque não votei nele, nem no Partido que ele representa. Segundo, porque sendo licenciado em engenharia, engenheiro com a cédula profissional nº 45360, nunca me senti incomodado que ele usasse o título. Considero aliás perfeitamente sustentável a sua argumentação, quando diz que um titulo tem mais uma carga social do que propriamente técnica, neste país onde vivemos e onde (segundo parece…) não há coisas muito mais importantes a tratar. Considero ainda que o seu percurso académico no ensino superior de mais de 7 anos é uma prova evidente de quem pretende uma qualificação para uma valorização profissional. E acho ridículo que se venha culpabilizar uma pessoa só porque algo funcionou como não devia a nível burocrático; concordo pois com JS quando diz “… pretender culpar um aluno de qualquer disfuncionamento administrativo é simplesmente abusivo”; nem mais!

Durante semanas a fio venderam-se decerto muito mais jornais à conta do que considero um facto menor. Um facto político (?) de gosto duvidoso, quando se devia era fabricar informação qualificada que contribua para o esclarecimento de quem lê. E assim se vai passando o tempo. Por mim estou satisfeito, ponto final no assunto. Deve haver transparência e todos têm direito ao bom-nome. Pode concordar-se ou discordar-se das posições politicas do PM. Estou também aqui na primeira linha de “combate”, já o fiz e voltarei a fazer. Registo contudo com agrado, por exemplo, a sua posição na questão da IVG, quando afirma que é uma vitória da esquerda o que se conseguiu e que, ao contrário da opinião do PR, o aconselhamento da mulher ´”é um direito da mulher” e não uma obrigação; gostei!

Finalmente e, como vem sendo habitual, o líder do PSD vem propor uma coisa absolutamente impensável, no seu entender uma auditoria ao processo das habilitações de JS. Também aqui manifesto o meu acordo com a resposta do PS, quando considera a proposta de “mesquinhez e mediocridade”. De facto o homem não acerta uma, é de uma infelicidade pasmosa…

Por mim gostaria que terminasse o espectáculo mediático das últimas semanas e se abordassem questões verdadeiramente importantes, para que fosse assumida no País uma discussão politica sobre os assuntos que a todos dizem respeito. Querem exemplos? A convergência com a EU, que nunca mais se faz, os privilégios da Banca que são um escândalo, o verdadeiro significado da politica monetária do BCE. Era bem mais interessante, mesmo que venda menos jornais…
Alf.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?