07 agosto 2008


CRÓNICAS ANGOLA 2: Abre a campanha eleitoral

Escreve-se de longe com a ideia de uma certa distanciação que acaba por não ser conseguida devido a factores variados, como por exemplo, o facto de não sermos de todo isentos, ninguém o é. Angola vive um momento decisivo, um acto eleitoral que tem a sombra de 92 por um lado e a perspectiva de futuro pelo outro; o lado sombrio não deixa de estar presente, enquanto os olhos de todos estão voltados para apelos e manifestações de intenção de dias melhores para o País. Luanda vive a campanha eleitoral com uma alegria calma, a limpeza das ruas, o anúncio de um grande projecto integrado de fomento habitacional do Governo, a intensificação da campanha para a alfabetização do País, com particular relevo para a TPA, que repete insistentemente spots apelativos; as vagas para o ensino secundário irão duplicar no próximo ano, enfim os apelos do MPLA à tolerância em algumas províncias, antevendo quiçá alguns excessos. São 14 partidos ou coligações para o 5 de Setembro.
Luanda é uma mulher bonita que, embora parecendo não cuidar muito da beleza, não deixa de mostrar o seu ar de encanto e de simpatia. As coisas vão correndo, há muito movimento nas ruas, muito pó também, já se disse, mas a repetição não é despicienda.
Sentimos que podemos ser úteis neste momento de viragem, quer na luta contra a pobreza, quer nas campanhas em favor da educação universal, há muito a fazer e é bom saber que a nossa acção pode significar uma mais-valia nessa áreas. Nos momentos mais difíceis, isso pode significar um incentivo; a doença de um amigo muito próximo enche-nos de preocupação, sem saber bem o que fazer, os telefonemos constantes para nos inteirarmos do seu estado de saúde, a esperança de melhores notícias no dia seguinte, enquanto fazemos conjecturas e traçamos cenários de trabalho, tendo a realidade por perto e conhecendo os riscos.
Acordamos sempre cedo com a claridade das 6 da manhã, a cidade espera por nós, estamos aí.

6 de Agosto de 2008

This page is powered by Blogger. Isn't yours?