26 novembro 2008


Luxury please….



“Quando a verdade for demasiado débil para se defender,
terá de passar ao ataque”
Bertolt Brecht

Simplesmente inenarrável, em tempos que se dizem de crise, a inauguração na passada semana da "Luxury, Please", uma feira de alto luxo, em Viena de Áustria. Feira porventura de vaidades inconfessáveis, ou simples depositório de um fausto que parece cavalgar na imbecibilidade típica de um certo estrato cada vez mais afirmativo, na improvável complacência de uma sociedade injusta. Deixem entrar o luxo, please também temos direito, poderia ser o lema deste evento. Desnecessário enumerar objectos e bens de consumo imediato para ricos. Seria porventura profiláctico organizar uma “visita de estudo” a esta feira, para avaliar, por exemplo, um armário em estilo rústico de 100 mil euros, ou um bonsai de 30 mil euros, que faria decerto as delícias de uma qualquer família sub-nutrida de África.

No reino da mais completa obscenidade, onde os crimes de colarinho branco se multiplicam ao que parece com a complacência dos Estados, que rapidamente se apressam a socorrer, a palavra de ordem “Luxo please”, agride os milhões de pessoas de bem que diariamente são castigados e remetidos a situações de pobreza crescente.

A ordem do mundo parece não estremecer perante a pompa e ostentação, luxúria pois. Procurando mais a fundo encontramos imundície, porcaria e sujidade nos tais sinais exteriores de uma riqueza, onde os chamados super-ricos desafiam a sorte ingrata de uma intolerável intolerância.

Na mesma Viena do "Luxury, Please", onde há cerca de um mês a France Press anunciava a abertura de supermercados para pobres….

24 de Novembro de 2008
Alf

This page is powered by Blogger. Isn't yours?