31 dezembro 2008

Venha então 2009!


In the terrible night, natural substance of every night,

In the night of insomnia, natural substance of all of my nights
I remember what I did and what I could have done in life
I remember, and an anguish
Spreads itself all throughout me like a shiver or a fear…”
“In the Terrible Night”, Alvaro de Campos







Regressamos de uma viagem de muitos dias, muitas horas sem sono. Deixamos para trás muitos sonhos, algumas certezas, poucas esperanças. Sempre são 365 dias de caminho, temperados aqui e além por algum Sol, que me lembre acompanhado por brisas suaves, às vezes nem tanto, muita poeira decerto, acabamos por suportar tudo sorrindo para dentro, uma imagem repetida vezes sem conta.

Esperamos pela passagem, quiçá para uma outra dimensão. As horas e os minutos contam aqui com a imensidão da espera. Apesar de muito haver para contar, poucos serão talvez os momentos que recordamos com um sorriso; alguns porventura irónicos, não nos trazem senão um encolher de ombros, tanto faz. O podia ser melhor seria talvez o desabafo de quem não consegue traduzir o que vai na alma.

Precisávamos contudo de mais algum tempo para a passagem. Não é justo que, assim de um momento para outro, venha um Novo qualquer e tenhamos que conviver com ele, nem o conhecemos, que diabo. Vida nova? Talvez, com os mesmos, sempre os mesmos desafios. Há mais além uma nuvem que ameaça chuva, que pode talvez lavar a sujidade que por aí existe, nunca é bastante, já que parece não haver forma…

Acreditamos, sim é possível, fica-nos a imagem desta viagem. E se o sonho tem cor, que esta seja a cor daquela imagem. Para que fique a sensação que não desistimos, que ainda há força para transmitir ao Novo que estamos atentos, que não queremos simplesmente passear mais um ano, mas antes passar a palavra, passar á acção. Apesar de, em certa medida, ser uma noite terrível, acreditamos pois, porque “…Mesmo na noite mais triste / em tempo de servidão / há sempre alguém que resiste / há sempre alguém que diz não

31 de Dezembro de 2008
Alf
----------------------------
Colaboração desinteressada (penso eu…) de Manuel Alegre, na “Trova do Vento que Passa”


This page is powered by Blogger. Isn't yours?