06 junho 2009


ONGD apelam aos Europeus que votem contra a Pobreza

Na véspera do Dia da Europa, as Organizações Europeias para o Desenvolvimento vão lançar uma campanha em toda a União Europeia com o objectivo de destacar o papel da UE no mundo e encorajar as pessoas a votar nas eleições europeias que vão ter lugar de 4 a 7 de Junho de 2009.

Assim sendo, a campanha "10Days4Development", que decorrerá de 9 a 18 de Maio, incentiva os eleitores a perguntarem aos seus candidatos ao parlamento europeu o que pretendem fazer para promover o desenvolvimento internacional e para combater as alterações climáticas, caso sejam eleitos.

Por toda a Europa, as ONG internacionais de desenvolvimento estão a organizar actividades, incluindo debates públicos, reuniões com políticos, campanhas de sensibilização, sondagens de opinião e assim por diante, destacando a responsabilidade global da União Europeia e o impacto das políticas da UE sobre o mundo em desenvolvimento. Os eleitores podem obter informações acerca das actividades em curso no seu país, visitando até 7 de Junho:
http://10days4dev.wordpress.com

Numa altura de crise financeira, climática e alimentar e de economias interligadas, a acção internacional para resolver os problemas internacionais é mais importante do que nunca. Neste contexto, o Parlamento Europeu e os eurodeputados têm um papel crucial a desempenhar na definição das políticas europeias que afectam os pobres do mundo.

"Os eleitores europeus terão de decidir qual a Europa que querem: uma Europa aberta, solidária com os mais pobres, independentemente da sua origem, ou por outro lado uma Europa que construi cercas e favorece um modelo económico que exclui milhões de pobres do mundo, como demonstrado pela crise financeira em curso ", diz Ester Asin, responsável pela campanha do CONCORD.
O CONCORD apela a uma Europa que:
· seja coerente a nível social, económico, comercial e ao nível das políticas de segurança que promovam o desenvolvimento sustentável e cidadania responsável, tanto para os cidadãos da Europa como para os do resto do mundo;
· respeite os seus compromissos no que respeita a mais e melhor ajuda ao desenvolvimento, que promova os direitos humanos e contribua para a redução da pobreza a nível mundial;
· seja transparente, aberta e responsável perante os seus cidadãos.


Os eleitores não podem perder esta oportunidade de decidir quem querem que os represente por 5 anos.

------------------------
Notas:
· Manifesto do CONCORD (Confederação Europeia das ONG de Ajuda e Desenvolvimento:
www.concordeurope.org ) por ocasião das eleições europeias: diferentes línguas disponíveis. Clique aqui para a versão Inglês.
· A Plataforma Portuguesa das ONGD apoia esta campanha; este artigo é retirado e adaptado do sitio Internet da PALTAFORMA Portuguesa das ONGD:
http://www.plataformaongd.pt/site3/index.php?option=com_content&task=view&id=781&Itemid=1


This page is powered by Blogger. Isn't yours?