10 outubro 2009

CASUS
Parte 2. RR



Fonte: http://images.google.pt/images?hl=ptPT&source=hp&q=rui+rio+em+imagem

Ainda bem que os GATO resolveram trazer a cena este cidadão, presidente da Câmara do Porto e candidato a um putativo 2º mandato. E digo ainda bem, porque nos foi dada a possibilidade dever e ouvir um personagem simplório, uma personalidade perturbada, um espécime do mais rasteiro que se possa imaginar. Já sabíamos que era mau, nunca pensaríamos porém que fosse ainda pior que isso. Durante a entrevista foi possível avaliar o mais profundo desprezo pela Cultura, pelas pessoas, pela sociedade civil. Um intérprete zombeteiro, um tipo viscoso, tentando fazer humor de baixo nível, deixando passar a imagem de um ser mal-formado, mal-educado, um poço de lugares comuns, um vazio completo de ideias. Gozando, tentando gozar com pessoas como o Pedro Abrunhosa, uma figura que de facto está a um nível que o candidato nunca poderá chegar; aliás seria difícil descer tão baixo, como o fez essa figura pequena, um cromo autêntico, uma farsa inqualificável.

Embora não votando na cidade do Porto, não posso esquecer os laços incontornáveis que à cidade me ligaram em tempos e que ainda estão vivos. E, por falar em vivos, o Pedro talvez lhe tenha dado uma resposta (embora ele nem resposta mereça…) quando afirmou, durante um espectáculo de apoio à candidata do Partido Socialista, “… o Porto perdeu a alma, o Porto perdeu a voz, mas está vivo”. E tudo isto acontece porque a Esquerda ao que consta (o que parece, é?), não foi capaz de se entender para tirar de lá o rio, mandando-o para o Douro com a tralha toda, mesmo sabendo que o ia encher de entulho…
Há pessoas que, nem no caixote do lixo da história, terão lugar. Passam pelos cargos públicos e nem uma marca deixam ficar, porque o seu nível é tão baixo e desajeitado, que qualquer qualificativo por menos exigente que seja, nem sequer dá para aplicar. E a Direita toda, a aristocracia falhada, conservadora e mais ou menos encostada ao poder, rejubila com os 20% que a personagem RR leva de vantagem, a poucos dias do Voto. Confesso que não entendo como foi possível a este ponto chegar. O “povão” vai eleger um indivíduo cuja bandeira de campanha é “deitar abaixo”” um bairro inteiro, porque pelos vistos há por lá problemas de droga? Só falta dizer que vai usar napalm…

“Com os dois pés no Porto” (???). mas isto é alguma coisa; só mesmo se for para dar pontapés, na cultura, nas pessoas, em tudo se calhar…Nem sequer se pode dizer, que deus lhe perdoe, dado que nem acredito nesse tipo de coisa. Fica um amargo de boca. E, dado que mais não me resta, deixem soltar uma certa fúria (uma fúria certa?) para quem para tal, directa ou indirectamente, contribuiu… Disse.

08 Outubro 2009
Alf.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?