21 janeiro 2011

Manipulação, aldrabice, descaramento…

Por vezes a mentira
exprime melhor do que a verdade
aquilo que se passa na alma


Do Livro dos Conselhos

Ultimo dia de campanha, marcado pela desfaçatez de Cavaco ao propor um imposto extraordinário sobre os rendimentos e ao dizer que havia outras soluções que não os cortes de vencimentos. Criar um imposto para os ricos, ele que patrocinou sempre a defesa dos interesses daqueles é, para além de um exercício rasca de demagogia e de caça ao voto dos incautos, um descaramento só possível de um homem que mente, que engana, que insulta aqueles que julga representar. Envolvido, se sabe hoje, em mais uma data de ilegalidades e de fraudes fiscais relacionadas com a moradia do Algarve, o homem tem ainda a ousadia de ameaçar o País com o fantasma patético de uma subida das taxas de juros da divida soberana, caso haja uma segunda volta.

É bom que saiba que alguma comunicação social o leva ao colo. O grupo Marketest fez, uma vez mais, a encenação para a montagem de uma putativa vitória. E logo à primeira volta. Numa sondagem do inicio da semana, a empresa, aliada à TSF e Diário Económico atribui a vitória a Cavaco, com mais de 70% dos votos. Esta sondagem é feita com base numa ficha técnica onde, por exemplo, são inquiridas 155 pessoas no Litoral Norte, sem inclusão do Grande Porto, quase no mesmo número que em Lisboa, onde existem 2,5 milhões de eleitores e onde o Interior Norte tem 181, ou seja mais 25 que a Grande Lisboa. Isto não é uma sondagem, mas muito simplesmente uma fraude montada por quem de direito (!) para manipular o eleitorado e condicionar o seu voto. Aliás, o “parceiro” TSF tem vindo a desenvolver uma insidiosa campanha de manipulação da opinião pública, desde há muito tempo, valendo-se do estatuto que julga ter, de maior rádio do País. Diz a Marketest “Desenvolvemos Estudos para fornecermos aos nossos clientes Informação com Qualidade, Rigor e Independência prestando assim, um serviço de reconhecido valor acrescentado(a) . Nota-se mesmo o Rigor, com maiúscula e tudo! Em sucessivas eleições, as suas “sondagens”, nunca sequer se aproximaram da realidade. “Aldrabice pura e dura(b) , assim o classifica hoje, de forma clara, António Vilarigues. Nem mais!

Estes são os agentes dos donos de Portugal. Desmascará-los é pois a palavra de ordem. Bem vistas as coisas, num estado de Direito, esta empresa e os seus aliados deveriam ser avaliados pelo mau serviço que fazem e que prestam ao País. Estamos no direito de presumir por quem são pagos para emitirem tais desmandos. A forma como transmitem as notícias, a interpretação que delas fazem, a forma como as apresentam (Cavaco chega aos tantos por cento, Alegre não consegue mais que…, Francisco só atinge…), sem o mínimo de rigor e imparcialidade, com toda uma carga intencional onde se discorre um único objectivo.

Uma vergonha!
-----------
(a) Site da Marketest, in: http://www.marktest.com/wap/a/q/id~c7.aspx
(b) Jornal “Público”, 21 Janeiro 2011, página 38

This page is powered by Blogger. Isn't yours?