04 fevereiro 2013

O Sal da Terra Cabo-Verde

 
 
 
 
 
 
 
 
Uma ilha que marca o Atlântico. Chego bem cedo ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, a tempo de tomar o pequeno-almoço em Espargos. Passo, após uma pequena paragem, ao transporte para Santa Maria, viagem rápida no transporte colectivo, nada de táxi, falámos com as pessoas, sempre simpáticas e acolhedoras. Fica o registo para o condutor, que insiste em me deixar a porta do Hotel. Tranquilo, no stress, o lema que parece ser da ilha, está escrito por todo o lado, as pessoas terminam uma frase desta forma, fantástico.
Uma volta de reconhecimento pela cidade, depressa se torna um encanto a vista, as cores da água, as cores do peixe, as cores das pessoas, os pescadores, os mirones. A praia, um descanso, o sol, a água, o som da música sempre. A noite, o jantar num tasco, os bares, agora a música mais forte, o grogue, enfim agora o outro descanso de um dia cheio. Havia ainda de contar o jogo com o Gana, uma pena, os Tubarões mereciam muito mais, o árbitro a roubar do princípio ao fim, e no final, a festa, sim a festa, pois aqui há sempre festa, porque merece ver a forma como as gentes se manifestam, com aquelas danças que mexem connosco, uma autêntica maravilha.
Uma Terra de sal, um sal da Terra, que entra pela gente. Aqui fuma-se muito, E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro / Ninguém segura esse rojão… (a). Enfim, há que ir temperando as angústias, a paixão pela Vida. Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito… (b)
---
(a)    Extracto de “Meu Caro Amigo”, Chico Buarque / Francis Hime
(b)   Pensamento de Millôr Fernandes, escritor, cartoonista e humorista brasileiro (1924/2012)

 

 


This page is powered by Blogger. Isn't yours?