02 agosto 2015

SEALY SEASON 1

Nem todas as verdades são para todos os ouvidos.
O Nome da Rosa” (1980),  Umberto Eco
Entre as coisas menos importantes dos últimos dias, estará certamente o comentário de Tsipras sobre as camisas de Varoufakis, de qualquer forma um elogio daquele ao seu ex-ministro, não propriamente pelas camisas, mas sim pelo carácter. O tédio provocado pela história da composição das listas a deputados pelo centrão, confunde-se eventualmente com a promessa do despedimento de Edson Atayde, da campanha de Costa. Afinal quem é PAF, quem é? Todavia, é ele (Edson) que nos deixa, nas páginas do jornal[1], através do tio Olavo, uma bela mensagem, “Se o precipício é lindo, caia. Se a queda é longa, voe. Se o autocarro atrasa, cante. Se a solidão aperta, durma. Se a insónia atrapalha, dance. Pare, olhe a avance. Entre dois destinos, escolha o mais distante. Entre dois desígnios, o mais interessante. Saia na chuva sem chapéu, não tenha medo da água, você já não é feito de barro. Se a companhia é chata, desande. Se for boa, faça-a constante. Se há mar, mergulhe. Se há montanhas, mova-as. Se há desertos, regue-os, nem que seja de lágrimas ou de sangue. Só não fique eternamente parado á espera, do comboio, do avião ou do Godot”.
Aparentemente, o maisnstream desapareceu, eclipsou-se. Nada é mais comum, ou usual, viva a surpresa e a novidade, é bom. Notícias vindas do Reino Unido, enquanto o idiota do 1º Ministro coloca arame farpado para não entrar a escumalha (com a ajuda do Holande), dão conta de Jeremy Corbyn, catapultado para líder do Labour, com o jubilo natural dos revolucionários e toda Esquerda que se preza, o homem parece interessante e charmoso e ficou conhecido como opositor a intervenção no Iraque. E o execrável Blair até aconselha os que irão votar com o coração, a …fazer um transplante.O jornal[2] avança com a notícia de um folhetim de verão versando, como convém na conjuntura, “A Eleição Que Ninguém Quer Ganhar”, slogan bem criativo e às tantas com alguma razoabilidade, disponível a partir de 3 de Agosto, e 2º a 6ª feira, passe a publicidade.Volta Lionel Richie (Hello!) e um Pátio das Cantigas renovado, quem é que vai querer ver, quando o antigo é que tem piada? Os títulos dos livros em escaparate, revelam insondáveis mistérios, desde “Cidades de Papel” a “Ansiedade, Como Enfrentar o Mal do Século”, passando pelo mais que sugestivo “Insurgente”. Voto claramente e vou comprar (como faço todos os outros) no “Número Zero”, do Eco, leitura certa, inteligente e segura.
Lisboa acorda na Tapada da Ajuda para o Piknic Electronik, uma anunciada mescla de música e de sol, aconselhável a todas as idades, com entradas baratas e de borla para as criancinhas. Nós que gostamos da noite, curtimos um copo no Cais do Sodré com os Amigos, “brindando” a sealy season que ora “ameaça”.
Pensemos entretanto sobre que verdades eventualmente não queremos ouvir. Estamos aí!
 [1] DN, 1 Agosto 2015, pág. 15, coluna “The Crazy Ones
[2] Idem, ibidem

This page is powered by Blogger. Isn't yours?