11 novembro 2017

NEM ME CHAMASTE PADRINHO...

(ou de como um erro de casting pode confundir a pátria)


Puxaste dos galões, pensaste porventura que me impressionaria ver-te de sotaina, a reclamar atenção a qualquer causa que te apresentasse. Decidias e pronto. Acima a Família, com os seus valores tradicionais que nunca enjeitamos, mesmo que derivas imensas se aposentem em cenários diversos.
(Nem precisavas disso)
A Madrinha estava lá, serena na sua postura apostólica, que não romana, esteta que era, na sua louca complacência. Não sabia rir, de tanta laca e creme, mas associava-a sempre ao bondoso, embora circunspecto, sorriso da cabrinha mansa, oh senhora minha que pariste a mais pífia imagem de presépio decadente.
Alguém se lembrou que poderias ser elevada num pedestal de barro preto, que partisse à primeira investida, bufando simplesmente caía.
(Olhe que não)
Pensamos nisso montes de vezes, faltando-nos porém aquele rasgo, típico de seres privilegiados, que descobrem o sentimento colectivo, qual fatia de queijo, à mercê de qualquer rato de esquina. 
(Como foste capaz de dizer aquilo?)
Eu, na verdade, pensando bem, é que poderia ser o figurante siciliano, esta palavra agrada-me imenso, sabe-se lá porquê. Mas Ele lembrou-se dela, ficando eu quedo e mudo, ao canto da marquise, comendo de boca aberta o pão que o diabo rejeitou. Assim dito, fica bem melhor que o clássico.
(O homem está bem, mesmo?)
Vendo as coisas como o são, Ele tem que dizer qualquer coisa todos os dias, não interessa bem o conteúdo, o importante é a postura afectuosa, que lembra sempre o primo do Brasil, quando chega à província.
Agora terei de enviar aerogramas, exactamente a quem? Nem sei muito bem o que direi, mas posso falar de solidão, de como vivemos com as parcas reformas que o sistema nos destinou, nós que demos o corpo ao manifesto, seja lá o que isso for. Era bom que Ele ressuscitasse o Movimento, coisa linda que os militares da abrilada comunista renegaram. Ele pode fazer isso, não pode?

(Oh mulher, que raio...)
Haja respeito, ao menos pelo teu marido, eu nunca gostei dele, isto cheira-me a assédio, acho que que é assim que se diz. Fecha a marquise e vem preparar o discurso, não me deixes ficar mal.
(Podia ter-me chamado Padrinho...)

  


This page is powered by Blogger. Isn't yours?