21 março 2018

RECADO

Caminhando e cantando e seguindo a canção 
Aprendendo e ensinando uma nova lição”
Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, Geraldo Vandré, 1968
















Dia em que chega a Primavera. Três dias num só, para lembrar a Poesia, a Árvore e a Floresta. Tanta matéria junta e mais a hora que vai de novo mudar. Tanta coisa no ar, que constrange e que simultaneamente descomprime, num vórtice contínuo de contradições, esperanças e desilusões. Se Primavera é renascer e “ser Poeta é ser mais alto..., nada melhor que subir uma árvore para “...ser maior que o Homem” e ver a Floresta de um outro ângulo, uma velha questão que raramente se equaciona, na época perigosa do pensamento único. 
(A Floresta respira sempre)
Vejamos as dimensões. Se crescer é aprender, fazer um poema é viver, interpretar o Homem e a Natureza, respeitando um binómio que para alguns é inócuo, porque parecem querer matar uma e outro, ao mesmo tempo que proclamam a prosperidade e o crescimento desmedido. Bem haja assim o Poeta, quando conclama as gentes para a festa da vida, “...havemos de ser mais, eu bem sei”, mas não deixando de avisar “...há quem queira deitar abaixo aquilo que eu levantei”. E bem haja também a Luta, que não tem fronteiras e que exige árvores e floresta para o bem comum e não apenas para o lucro desmedido, daqueles para quem Poeta rima só com roleta, para deixar os outros na sargeta...
(Vejam bem)
E acordem para a Primavera, que chama para a luz, que nunca se apaga, mesmo na “...noite mais triste em tempos de servidão”. E que “...entoa as marchas da Liberdade, marchas ainda mais potentes...”
Este pode ser o tema do dia de hoje. E, mesmo quando o Sol se esconder, não deixa de ser a chama imensa que dá vida. Até aos mortos, se preciso for, “...porque nenhuma de nós anda sozinho, até mortos vão ao nosso lado”.
Vale pois a pena o caminho, seguir em frente e acreditar “nas flores vencendo o canhão”, porque afinal “...somos todos iguais, braços dados ou não”.

---
Autores Poetas convocados (por ordem de entrada em cena):
Florbela Espanca
Zeca Afonso
Manuel Alegre
Walt Wihitman
José Gomes Ferreira
Geraldo Vandré


This page is powered by Blogger. Isn't yours?