16 janeiro 2018

Meus Caros AMIGOS(*),



















Como uma noite pode ser fabulosa. Ou misteriosa, quiçá. O ambiente aquece na sala de cortiça, a expectativa é imensa, os Caros Amigos são afinal os nossos amigos, a nossa cultura, a nossa cumplicidade colectiva, responsabilidade também por uma sociedade que queremos transformar, Augusto disse-o a tanta gente.

E foi afinal essa gente, que a Maria do Céu evocou, na sua simplicidade, na sua imensa classe, na sua capacidade de nos transmitir (ou melhor, fazer sentir) as vivências, as lições de um Mestre, aquele que, mais que ensinar, é capaz de formar e enquadrar na realidade. Sim, a realidade, que anda nas bocas de tanta gente que vai sobrevivendo num mar imenso de benesses e privilégios. Mas essa não é seguramente a mesma que no dia a dia, as pessoas “comuns” vão vivendo. E sofrendo e amando, “...que também sem um carinho ninguém segura este rojão”. 

Meus caros amigos, não sou capaz de vos transmitir, nem numa cassete (que já não se usa), as novidades, embora queira que vocês fiquem a par de tudo o que se passa. O que vos posso dizer? "Que a coisa aqui está preta", agora não, mas tal não quer dizer que baixemos a guarda, não. O Oprimido continua ser delicadamente oprimido, e há até quem o culpe de o ser, porque sim. 

As cartas do Augusto ao Chico e deste para ele estão lá. Vocês têm mesmo que as ler, não há forma de vos contar. Uma daquelas preciosidades que se devem saborear, não só para lembrar as terríveis ditaduras, separadas por "Tanto Mar" e apenas “suportadas” por “...algum cheirinho de alecrim”. 

Sim, "foi bonita a Festa, pá". O Loio esteve lá e o Lucas também, que bom foi ouvi-los e cantar com eles. A Cecília não, mas está sempre connosco, porque é uma Mulher de acção e de luta, não certamente de Atenas, que essas serviam seus maridos e tinham medo, apenas.

(Tinha tanto para vos dizer, mas:
Eu sou como o vento
que foi e não veio…”)

Meus caros Amigos, me perdoem por favor se não vos faço uma visita. Mas como aqui não há tarifa, venham vocês. Por favor.
Alf.
---
Citações do Zeca e do Chico. Perfeitamente identificáveis
---
(*) A propósito do evento "Meus Caros Amigos - Augusto Boal- Cartas do Exilio", ontem, 15 Janeiro 2018, no Espaço MIRA-ARTES Performativas, Rua Padre António Vieira, 68, Campanhã Porto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?