07 março 2024

 DIA 7 DE MARÇO 2024: "SANS LA NOMMER"




 

Escrita e interpretada por Georges Moustaki um Cidadão do Mundo, que nasceu egípcio, foi grego e francês ao mesmo tempo e Autor de letras e músicas inesquecíveis, nos anos 60 e 70 do século passado, “Sans la nommer”, de 1969, foi composta para o festival da Ilha de Wigth de 1970. Do que lá se fala e só no fim se declara, sabem-no todos os que defendem o processo revolucionário de libertação dos trabalhadores do jugo capitalista e imperialista, a Revolução Permanente: “Je voudrais, sans la nommer,/Vous parler d'elle./Bien-aimée ou mal Aimée,/Elle est fidèle/Et si vos voulez/Que je vos la présente,/On l´appelle Revolution permanente..."


Não deixa de ser sintomático que num momento muito particular de descrença na Esquerda, haja ainda quem se dedique a estudá-la e a declará-la como ideia e forma prática de pensar melhor e agir melhor, afirmando sem qualquer rebuço “A Esquerda que não teme dizer o seu nome”. Assim nos diz Vladmir Safatle, filósofo, escritor e músico brasileiro nascido no Chile, que é um jovem com a idade do nosso 25 de Abril. Este professor, considera que a Esquerda poderá ter aberto a mão aos fundamentos da sua luta política, ao ceder ao consenso, na luta pelo poder burguês, onde parece reinar um certo “conforto”. Diz-nos ainda que é pelo contacto com a arte que aprendemos a ser livres. Vale a pena citar as razões pela qual Vladimir entende que a Esquerda não deve temer dizer o seu nome, manifestando-se abertamente contra a acomodação e o esquecimento: recolocar no debate político tudo aquilo que é "inegociável": a defesa radical do igualitarismo, da soberania popular e do direito à resistência. E claro está, que tal implica a ocupação dos espaços de intervenção, nomeadamente o sindical e o das ruas e praças onde nos manifestamos contra as injustiças e as desigualdades. 

 

Reafirmamos assim que a esquerda não deve temer dizer o seu nome, na defesa daquela que, como diz Moustaki, “Bien-aimée ou mal aimée,/Elle est fidèle...”

Por isso, nestes tempos que nos surgem difíceis vamos sempre falar dela, mesmo sem a nomear.

 

---

(*)   https://www.youtube.com/watch?v=hu2BF7nA_TE     


This page is powered by Blogger. Isn't yours?