02 março 2024

DIA 2 DE MARÇO 2024: “ESTOU ALÉM


É a nona música do albúm “Anjo da Guarda”, do António Variações, do ano 1983, numa versão digna da grande mulher que é a Lena D´Água (*) .

Embora não consiga dominar/este estado de ansiedade”, tenho que dar a palavra a este Homem da minha terra. Nunca o cheguei a conhecer, era só 4 anos mais velho, mas morreu com 39 anos, muito provavelmente nos teríamos cruzado nas noites de Lisboa, nos anos 80, no Rock Rendez-Vous, por exemplo. O que ele sentia e transmitia, quando dizia não conseguir “compreender/Sempre esta sensação/Que estou a perder”, mas, por outro lado, uma outra (sensação), ao ter “...pressa de sair/Quero sentir ao chegar/Vontade de partir/P'ra outro lugar”. Nós não estamos noutro lugar, estamos aqui, para apreender (sempre) com os Autores, Poetas ou não. Embora nos identifiquemos com a tal ansiedade, “Porque eu só estou bem/Aonde eu não estou/Porque eu só quero ir/Aonde eu não vou”, não vamos decerto dar a mão a quem não o merece, quando podemos dá-la, isso sim, aos nossos, à nossa gente. Na canção, ele pergunta, “Mas porque é que eu recuso/Quem quer dar-me a mão”, na verdade é preciso ver quem de facto está (ou não) do nosso lado. 

A chegada à Campanha dos  2 “pesos pesados” adês, que todos conhecemos, bastará para convencer quem pensa que se pode (ou deve) dar a mão à Direita?  O de Boliqueime, que não se livra que o País lhe chame “múmia” e um dos personagens mais sujos da política internacional, que com Bush, Aznar e Blair descobriu as armas de destruição maciças do Iraque, que mentiu e ajudou a saquear, em nome do tal Ocidente e que disse ontem, elogiando Passos, "Temos de ter orgulho pelo que fizemos". Será preciso mais, para concluir da profunda e miserável aproximação à extrema-direita de uma Direita, que hoje é impossível classificar como “democrática”?

Para completar a cena de Santa Maria da Feira, fica a dita gafe do machista Melo, ao pedir "uma vitória robusta que permita ao Pedro Nuno Santos ser primeiro-ministro". Se depois disto ainda há indecisos, só podemos lembrar-lhes uns versos do Sérgio Godinho, que falam assim: “O fascismo é uma minhoca (não é? lá isso é)/que se infiltra na maçã (não é? lá isso é)/ou vem com botas cardadas/ou com pezinhos de lã”.

Sim, António, “Vou continuar a procurar/A minha forma/O meu lugar... ”! 


---

(*) https://www.youtube.com/watch?v=sv628d1nt-c     


This page is powered by Blogger. Isn't yours?